Mensuração de custos intangíveis: uma análise prática

Autores

  • Adriana Leal Abreu CESUCA
  • Carlos Alberto Diehl UNISINOS
  • Clea Beatriz Macagnan UNISINOS

Palavras-chave:

Custeio ABC

Resumo

O objetivo desta pesquisa é a mensuração de custos intangíveis. A partir de uma revisão da literatura sobre Estratégia, Ativos Intangíveis, Fatores Intangíveis, Custos Intangíveis, Custeio ABC e Matriz de Relação, aplicou-se o modelo proposto por Diehl (1997) para a mensuração de custos intangíveis. Amplia-se o modelo com a inclusão da priorização dos fatores intangíveis por meio de técnicas qualitativas como: entrevista não estruturada e matriz de relações, a partir da seleção dos atributos constantes na estratégia empresarial comparados com os fatores intangíveis mais citados pelos gestores. Tal modelo foi aplicado na empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb S/A). O período para análise dos custos intangíveis foi de novembro de 2007 a outubro de 2008. A partir da seleção do fator intangível imagem empresarial foi possível mensurar o que foi gasto para manter esse fator nos últimos doze meses pela organização. Com a utilização prática do modelo, pode-se constatar que ele é aplicável, sobretudo em organizações cuja sistemática do Custeio ABC já está inserida ou que já exista sistema integrado de informações nos moldes do custeio por atividades.

Downloads

Como Citar

Abreu, A. L., Diehl, C. A., & Macagnan, C. B. Mensuração de custos intangíveis: uma análise prática. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/912

Edição

Seção

Novas Tendências Aplicadas à Gestão de Custos