O desafio do alinhamento estratégico: um estudo de caso

Autores

  • Darci Schnorrenberger UFSC
  • Rogério João Lunkes PPGC/UFSC
  • Valdirene Gasparetto UFSC

Palavras-chave:

Gestão

Resumo

O processo de implementação dos objetivos definidos no planejamento estratégico é um dos grandes desafios na gestão das organizações. Isto envolve o alinhamento das metas e ações nos diferentes níveis: estratégico, tático e operacional. Assim, o trabalho tem por objetivo apresentar a maneira pela qual uma empresa de distribuição energia elétrica vem se adaptando às mudanças do setor e realizando o alinhamento, para assim estabelecer orientações claras para todos os seus colaboradores. Para isso, tem sido utilizada uma metodologia multicritérios em apoio à decisão. Desta forma, a empresa vem, gradativamente, conseguindo harmonizar, explicitar e mensurar os interesses dos órgãos reguladores, acionistas, clientes, empregados e sociedade em geral, alinhando os esforços de todos. Com isto, nas devidas proporções, para todos os níveis hierárquicos são definidos objetivos e metas a serem alcançadas. Através deste processo negociado de definição de metas, aliado a uma política de conseqüências bem articulada, a organização conseguiu alinhar a visão estratégica com sua operacionalização, conseguindo assim, alcançar resultados consistentes em todos os níveis de planejamento.

Downloads

Como Citar

Schnorrenberger, D., Lunkes, R. J., & Gasparetto, V. O desafio do alinhamento estratégico: um estudo de caso. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/914

Edição

Seção

Novas Tendências Aplicadas à Gestão de Custos