Gestão de custos, preços e resultados: um estudo empírico em indústrias de conservas

Autores

  • Alexandre Braga UFPEL
  • Clóvis Antônio Kronbauer UNISINOS
  • Daniele Penteado Gonçalves Braga AESA
  • Ernani Ott UNISINOS

Palavras-chave:

Ponto de Equilíbrio

Resumo

A gestão de custos e a definição de preços têm sido assuntos abordados com freqüência em pesquisas, na forma de instrumentos da eficiência e eficácia empresarial. Este trabalho tem por objetivo analisar a questão dos estoques, origem capital de giro, processo de formação de preços, e gestão de custos em agroindústrias de médio porte, que atuam no setor de conservas de doces. A pesquisa envolveu um estudo empírico com as 8 empresas do setor que atingiram, no ano de 2008, faturamento acima de R$ 12 milhões. A metodologia englobou uma pesquisa de campo e foi utilizada a entrevista estruturada como método de coleta de dados, seguida de análise descritiva e de correlação estatística. Observou-se que a maioria das empresas forma os estoques de insumos para períodos de curto prazo, dadas as limitações de capital de giro e de endividamento. Observou-se, também, que a maioria delas usa sistema de custos ou alguma forma de estrutura de custos, com tradicionais técnicas de gestão dos custos do processo produtivo. Constatou-se que o principal critério utilizado na formação de formação do preço de venda das é o mark-up, aplicando sobre o custo total de produção. As correlações mais significativas e relevantes, com coeficientes de 100%, foram observadas entre os métodos de custeio utilizados e a adoção do conceito de margem de contribuição, assim como dos métodos de custeio com o método de cálculo do ponto de equilíbrio. O estudo também revelou inconsistências conceituais nas respostas dos gestores, revelando suas limitações.

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Como Citar

Braga, A., Kronbauer, C. A., Braga, D. P. G., & Ott, E. Gestão de custos, preços e resultados: um estudo empírico em indústrias de conservas. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/927

Edição

Seção

Gestão de Custos para Micros, Pequenas e Médias Empresas