Relação entre custos e desempenho dos alunos do ensino fundamental: um estudo de caso em Ibiporã/PR

Autores

  • Letícia Fernandes de Negreiros UEL
  • Renata Storti Pereira UEL
  • Saulo Fabiano Amancio Vieira PPGA/UEL
  • Benilson Borinelli UEL
  • Raony Rolim Galvão Pereira UEL

Palavras-chave:

Ensino Fundamental

Resumo

O presente artigo buscou analisar as relações entre os custos e o desempenho das unidades escolares no município de Ibiporã/PR. Como referencial teórico aborda o uso dos custos na administração pública bem como índices que mensuram o desempeno educacional. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, de abordagem quantitativa, desenvolvida via estudo de caso. Como universo tem-se as 13 escolas de ensino fundamental, anos iniciais, da cidade de Ibiporã. Como resultado, 93,76% dos custos apurados foram alocados sem a necessidade de rateio. A média do custo mensal por aluno é de R$244,77 mensais. Por meio da análise de correlação de Spearman notou-se que nenhuma das variáveis consideradas estava significativamente correlacionada ao IDEB. No entanto, outras correlações demonstraram dados interessantes. Vislumbrou-se, por exemplo, que o custo total e o custo pedagógico apresentam associação altamente significativa, ou seja, quanto maior o custo total maior também o custo pedagógico. Já a relação entre o custo total e o indicador de aluno/professor é uma associação negativa, sendo que quanto mais aluno por professor menor será o custo total. Da mesma forma ocorre a correlação entre o custo pedagógico e o indicador de aluno/professor. Pode-se dizer que a observação mais interessante dessa análise diz respeito à correlação custo social e experiência média dos professores. Apesar desta não ser tão altamente significativa como as demais ela é considerável. O fato é que por ser negativa a correlação demonstra que quanto maior o custo social da escola menos professores experientes se tem nela.

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Como Citar

de Negreiros, L. F., Pereira, R. S., Vieira, S. F. A., Borinelli, B., & Pereira, R. R. G. Relação entre custos e desempenho dos alunos do ensino fundamental: um estudo de caso em Ibiporã/PR. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/96

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor público