O processo de formação de preço de serviços no Terceiro Setor: um estudo de caso no Estado da Paraíba
Palavras-chave:
Terceiro SetorResumo
Destacado como uma das atribuições gerenciais de maior relevância no ambiente organizacional, o processo de formação de preço de serviços no âmbito das organizações do Terceiro Setor é o foco da investigação realizada neste trabalho, onde se buscou como objetivo geral identificar o método adotado para formar os preços de venda dos serviços de uma organização sem fins lucrativos estabelecida no interior do Estado da Paraíba. Para isto, realizou-se um estudo de caso de caráter exploratório fundamentado nos procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental, apoiando-se no método indutivo. Qualquer serviço tem seu preço formado pelo custo direto, o custo indireto, o lucro e o custo tributário. Nas organizações do Terceiro Setor esse processo é semelhante, diferenciando-se apenas em relação ao custo tributário que, na maioria dessas entidades não existe. Segundo autores renomados, o preço de um serviço é resultado da soma do custo direto e do BDI – Benefícios e Despesas Indiretas. Como instrumento auxiliar de coleta de dados foi realizada uma entrevista junto ao gestor da organização. Há 2 métodos de formação de preço: método de custo e método de mercado. De acordo com os resultados observados, nota-se que a formação de preço dos serviços da organização é orientada pelo mercado, tendo em vista que o total de notas atribuídas pelo gestor aos fatores do mercado somou 42 pontos, revelando uma média final de 4,2, enquanto que o total de notas dos fatores ligados ao custo somou 21 pontos, perfazendo uma média final de 3,5 pontos.Downloads
Como Citar
Martins, O. S., & Júnior, V. F. de M. O processo de formação de preço de serviços no Terceiro Setor: um estudo de caso no Estado da Paraíba. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/966
Edição
Seção
Gestão de Custos nas Empresas do Terceiro Setor