A Importância da Margem de Contribuição para a Mensuração da Performance Operacional de uma Empresa de Transporte Urbano

Autores

  • Nivaldo Fernandes Oliveira Filho BARRAMAR
  • Marcelo Vitorio FACS
  • Adriano Leal Bruni UFBA
  • Cesar Valentim de Oliveira Carvalho Júnior UFBA
  • Joseilton Silveira da Rocha UFBA

Palavras-chave:

Transporte Coletivo

Resumo

O objetivo principal deste estudo consiste na análise do conceito de margem de contribuição como ferramenta estratégica para avaliação da atividade operacional de transporte coletivo urbano de passageiro. Para isso, buscou-se estudar o gerenciamento dos custos, em função da adoção de preços regulados, em uma empresa de transporte coletivo de passageiros por ônibus. Para atingir ao objetivo estabelecido, foi estudado o caso da empresa Big Bus, que opera na cidade de Salvador, Bahia. O processo de coleta de dados se deu através de entrevistas, análise de documentos internos e relatórios gerenciais da companhia, quando foram estudadas as variáveis que compõem o preço do serviço, além da metodologia adotada para a apuração e gerenciamento dos custos. Os resultados encontrados evidenciaram que a utilização da margem de contribuição, como ferramenta gerencial no processo de análise do custo de transporte coletivo urbano, torna-se um importante instrumento na avaliação da rentabilidade das linhas integrantes do sistema de transporte coletivo urbano de passageiros, sinalizando, não só para as empresa, como também para o poder público concedente, as linhas deficitárias, que não são auto-sustentáveis e podem contaminar o sistema como um todo.

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Como Citar

Filho, N. F. O., Vitorio, M., Bruni, A. L., Júnior, C. V. de O. C., & da Rocha, J. S. A Importância da Margem de Contribuição para a Mensuração da Performance Operacional de uma Empresa de Transporte Urbano. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/995

Edição

Seção

Gestão de Custos Logísticos e nas Cadeias Produtivas